Prática de Exercícios

“Praticar atividade física: todos sabemos que é um dos itens mais importantes para se manter no peso adequado. Entretanto, a grande maioria das pessoas ainda acredita que o melhor é praticar apenas exercícios aeróbicos. Vários estudos já demonstram que a união do exercício aeróbico com o resistido, leia-se musculação, é muito mais interessante na promoção da perda de peso. Outros benefícios:
– Melhora a saúde cardiovascular: o fluxo sanguíneo aumenta e os vasos sanguíneos se dilatam, tudo isso faz o coração trabalhar mais, melhorando casos de hipertensão arterial;
– Melhora a densidade mineral óssea: muito importante após os 40 anos, principalmente nas mulheres, onde há uma perda importante da massa óssea com o advento da menopausa, aumentando risco de fraturas;
– Mais um benefício da dobradinha aeróbico x musculação: há melhora nos quadros de diabetes, pois há uma queima maior da glicose sanguínea e maior armazenamento nos músculos;
– Os músculos ficam mais fortes, evitando a sarcopenia nos idosos, que é a degeneração das fibras musculares. Com isso, os idosos ficam com mais autonomia e há melhora das dores;
– Melhora dos quadros de depressão e ansiedade, pois há liberação de endorfinas naturais, hormônio que causa sensação de bem-estar e ajuda a reduzir os desequilíbrios no cérebro, que causam depressão;
– Melhora da qualidade do sono: dormindo melhor, as pessoas têm uma vida diurna mais satisfatória e produtiva, além da melhora no aspecto sexual também pois, com a prática, há liberação de hormônios que atuam positivamente nos quadros de baixa libido.
Indispensável um bom educador físico ao lado do aluno: só ele é capacitado a prescrever o treino mais indicado, além de ajudar na execução do movimento correto. A frequência e duração de treino varia mas, se a pessoa estiver começando, 2 a 3 vezes na semana são suficientes. Antes de iniciar qualquer atividade física é imprescindível avaliação e liberação médica.”
Dra Sandra Minakawa CRM 86213

2019-01-02T10:29:03+00:00
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