Tipos de Fome

Para a maioria das pessoas existe apenas um tipo de fome: quando escutamos nossa barriga “roncar”. Mas na verdade, existe mais de um tipo de fome: A fome fisiológica e fome psicológica.
A fome psicológica envolve outros tipos de fome: a fome social, fome emocional e fome de vontade.
Fome fisiológica: é a maneira que o organismo reage quando necessita de nutrientes para manter as nossas funções vitais.
Fome psicológica: está relacionada com o estado mental em que a
pessoa se encontra (triste, feliz, estressada, ansiosa, frustrada, empolgada). Fome emocional: envolve comer algo gostoso, normalmente em grandes quantidades e com urgência, buscando suprir suas carências com o alimento. Esse tipo de fome está diretamente ligada à compulsão alimentar, buscando no alimento o conforto para momentos decepções, medo, ansiedade e estresse. Quando a fome emocional é constante, gera compulsão e consequentemente faz a pessoa ganhar peso e adquirir problemas de saúde.
Fome de Vontade: Relacionada ao prazer, ao sentir o sabor de algo específico. Normalmente surge através de algum estímulo, por exemplo uma propaganda na televisão, internet, etc.
Fome social: está relacionada a uma situação social, como eventos, comemorações, encontros com amigos, reuniões. A comida tem um poder social de unir as pessoas e por isso, nesses eventos a mesa é sempre farta ou tem sempre algo para beliscar.
A atuação de profissionais qualificados, como nutricionistas e psicólogos, ajudam a identificar e a driblar esses tipos de fome.
Nutricionista: Jessica Azevedo

2018-12-26T13:02:29+00:00
WhatsApp WhatsApp